segunda-feira, 23 de abril de 2018

Concreto protendido
Generalidades.

       Nas aulas ministradas pelo professor Vitor, visualizamos o concreto protendido, suas característica e vantagens sobre o método tipicamente conhecido, o concreto armado.

      No concreto protendido além da armadura passiva (armadura típica) temos a armadura ativa (cordoalhas, onde é executada a protensão), as vantagens de uma estrutura protendida é o aproveitamento maior da seção de concreto e o controle das fissurações acarretadas pela carca, tanto proveniente do peso próprio quanto das solicitações de carga.
      

Exemplo de exercício dado em sala de aula.
     As vantagens das estruturas protendidas são grandes, geralmente vencem vãos maiores com uma altura de viga menor, suportando a mesma carga ou até uma maior, apesar de ser uma técnica mais cara, pois envolve mão de obra e equipamentos mais especializados além de necessitar de um acompanhamento mais apurado por parte dos responsáveis da execução, pois qualquer local onde a protensão seja executada de forma errada pode colaborar não com a resistência, mas sim com o desequilíbrio da estrutura.

       

Edificação em laje plana. (protendida)

       Como um exemplo interessante de estrutura protendida eu trouxe essa imagem acima, consiste em uma laje maciça porém usando protensão ao invés de armadura e vigas, uma característica incrível é a dispensa das vigas, uma vez que a própria proteção da laje se encarrega de sustentar o peso dessa.

       Apesar de ser uma técnica mais cara, por não exigir vigas e ter uma superfície plana tanto em cima quanto em baixo, essa laje não exige rebaixo de gesso, muito espaçado, e facilita toda as instalações hidráulicas e elétricas, pois não é preciso contornar vigas, além disso, o peso das vigas é aliviado da estrutura, e como não é necessário um grande rebaixo de gesso a edificação fica mais baixa, tudo isso é economia de peso que se transforma em economia na fundação e nas estruturas.

     No final das contas as técnicas de protensão ainda superam o modelo convencional de construção, porem dependendo do projeto essa diferença fica abaixo dos 5%.

Cabos de protensão ficam dentro das bainhas em azul.

O cabo de protensão segue o momento fletor.

        O fato do cabo de protensão seguir o momento fletor é óbvio, uma vez que podemos imaginar que o cabo quanto mais protendido (esticado) tende o ficar reto, logo faz sentido colocar o cabo em parábolas, assim quando ele for esticado essa parábola tenderá a ficar reta, forçando o a estrutura para o sentido oposto do momento.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2018 - 2019

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Visita técnica UNILA
visita pela construtora Tarobá.


       No dia 14/04/18 foi feita uma visita no canteiro de obra da UNILA, tal obra compreende a execução de alojamentos para estudantes.

     Nessa visita monitorada pela professor Scarlet, foi abordado o assunto mais relacionado a fundação e sobre o escoramento e ferragens de laje, como um complemento às aulas administradas em sala de aula.

     Além da visita no canteiro de obras da Tarobá Construções também conseguimos permissão para fazer uma visita ao lado, no canteiro da Guava Construções, onde já existem dois blocos de alojamento erguidos, lá pudemos visualizar melhor como será as futuras acomodações dos alunos.

Primeiro piso do bloco, serão 3 pisos mais laje técnica.
     Como a obra era apenas um pavimento completo e preparando a concretagem da segunda laje, não nos demoramos muito para examinar e tirar as dúvidas com os engenheiros responsáveis pela obra, pudemos de um modo dinâmico explorar o canteiro e a construção discutindo com os demais colegas sobre a obra em si.



Engenheiros 9º semestre


      As visitas técnicas são sempre bem vindas para o agregar conhecimento e de certa forma experiência aos acadêmicos, ainda mais levando-se em conta que como acadêmicos de engenharia a experiência é um ponto muito importante, tão importante quanto a teoria, eu diária que até mais, pois no papel é aceito tudo, na pratica não, logo visitas técnicas além de quebrar a monotonia de aulas teóricas auxiliam no aprendizado.


      Nessa visita conversamos sobre a fundação, vigas, e laje, aprimorando nossa visualização de conceitos teóricos que obtivemos em classe, uma maneira muito mais eficaz de compreendermos como a teoria age na prática.


 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2018 - 2019

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Perfil e chapa SAP2000
Simulação em software.

      Com o uso do software SAP2000 que usamos semestre passado para a elaboração estrutural de um barracão, nessa aula utilizamos o mesmo software para o calculo e verificação de esforções compreendidos em uma chapa de aço engastada a um perfil metálico.

        Neste perfil metálico está aplicado uma força x para melhor visualizarmos os efeitos de deformação da chapa em questão.

       
Chapa e perfil, sendo eles grade vermelha e linha amarela.
Exemplo gráfico da deformação na chapa.

     Essa aula foi ministrada como um complemento das aulas sobre a verificação de chapas e do cisalhamento de parafusos.
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2018 - 2019

POSTAGEM PILOTO Bem-vindos ao melhor blog do Setor ZZ9 plural Z Alpha. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ...