Concreto protendido
Generalidades.
Nas aulas ministradas pelo professor Vitor, visualizamos o concreto protendido, suas característica e vantagens sobre o método tipicamente conhecido, o concreto armado.
No concreto protendido além da armadura passiva (armadura típica) temos a armadura ativa (cordoalhas, onde é executada a protensão), as vantagens de uma estrutura protendida é o aproveitamento maior da seção de concreto e o controle das fissurações acarretadas pela carca, tanto proveniente do peso próprio quanto das solicitações de carga.
Exemplo de exercício dado em sala de aula. |
As vantagens das estruturas protendidas são grandes, geralmente vencem vãos maiores com uma altura de viga menor, suportando a mesma carga ou até uma maior, apesar de ser uma técnica mais cara, pois envolve mão de obra e equipamentos mais especializados além de necessitar de um acompanhamento mais apurado por parte dos responsáveis da execução, pois qualquer local onde a protensão seja executada de forma errada pode colaborar não com a resistência, mas sim com o desequilíbrio da estrutura.
Como um exemplo interessante de estrutura protendida eu trouxe essa imagem acima, consiste em uma laje maciça porém usando protensão ao invés de armadura e vigas, uma característica incrível é a dispensa das vigas, uma vez que a própria proteção da laje se encarrega de sustentar o peso dessa.
Apesar de ser uma técnica mais cara, por não exigir vigas e ter uma superfície plana tanto em cima quanto em baixo, essa laje não exige rebaixo de gesso, muito espaçado, e facilita toda as instalações hidráulicas e elétricas, pois não é preciso contornar vigas, além disso, o peso das vigas é aliviado da estrutura, e como não é necessário um grande rebaixo de gesso a edificação fica mais baixa, tudo isso é economia de peso que se transforma em economia na fundação e nas estruturas.
No final das contas as técnicas de protensão ainda superam o modelo convencional de construção, porem dependendo do projeto essa diferença fica abaixo dos 5%.
Cabos de protensão ficam dentro das bainhas em azul. |
O cabo de protensão segue o momento fletor. |
O fato do cabo de protensão seguir o momento fletor é óbvio, uma vez que podemos imaginar que o cabo quanto mais protendido (esticado) tende o ficar reto, logo faz sentido colocar o cabo em parábolas, assim quando ele for esticado essa parábola tenderá a ficar reta, forçando o a estrutura para o sentido oposto do momento.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2018 - 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário