sábado, 26 de agosto de 2017

Tipos de Fundações
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
     Nessa semanas estudamos os seguintes temas;
  • Fundações;
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
- FUNDAÇÕES -

     Como foi lecionado em sala a fundação é um termo usado na engenharia para descrever as estruturas responsáveis por sustentar uma edificação transmitindo as cargas dessa para o solo. Existem vários tipos de fundação cada uma com suas vantagens e desvantagens, o uso de uma ou outra é definido pelo projeto, tipo de construção e principalmente pelas características do solo.

     
- TIPOS DE FUNDAÇÕES -

     Geralmente divididas em dois grupos, as fundações são classificadas em rasas e profundas.
- RASAS -
     Essa semana eu aprendi na sala de aula sobre as fundações do tipo superficiais, também chamadas rasas ou diretas, são elementos construtivos em que a carga da construção é transmitida ao solo, principalmente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

    São exemplos de fundações superficiais as sapatas, os radiers e os blocos.

    Esse tipo de fundação é projetado, de modo geral, com muita simplicidade pois requer apenas uma pequena escavação no local a ser inserida e tanto as ferramentas quanto a mão de obra não precisam ser especiais.

Sapata: mais comum por sua simplicidade, geralmente em formas quadriláteras de base plana são elaboradas em concreto armado e trabalham à flexão.


Exemplo de sapata comum com armação aparente

Blocos: também vi que blocos são elementos de fundação de base geralmente quadrilátera e em elevação, admitem a forma de bloco escalonado ou tronco de cone. Se distinguem por trabalharem à compressão pois não é necessário o uso de armadura pois os blocos são projetados para que as tensões de trações sejam resistidas pelo concreto.


Bloco simples


Radiers: como visto em sala, blocos são elementos superficial que sustenta toda a construção distribuindo no terreno. São praticamente um grande bloco que fica abaixo de toda a edificação, dessa maneira todos os pilares descarregam nele.


Exemplo radier

 - PROFUNDAS -
      Aqui aprendi de moto bem intuitivo que as fundações profundas são as que transmite a carga da construção para o terreno por sua base, pela sua lateral ou por uma combinação da duas, também dependendo do projeto e terreno, mas de modo geral são usada para construções mais pesadas e/ou quando o solo tem pouca resistência superficial.

     São exemplos de fundações profundas as estacas, tubulões e caixões.

Estacas: são elementos de executados por equipamentos e ferramentas mais complexos que os da execução de uma sapata, são cravadas ou perfuradas e se caracterizadas por grandes. As estacas podem ser feitas de concreto, aço, madeira etc. sempre visando atender o projeto.

    Existem tipos diferentes de estacas e maneiras diferentes para a implantação de cada uma, assim como diferentes mãos de obra, habilidades e equipamentos.

Trabalhadores instalando estacado tipo Franki

Tubulões: Nesse dia aprendi que tubulões são como o nome sugere, tubos cilíndricos com base geralmente alargada. São escavados com equipamentos especiais e em sua etapa final de execução um operário desce até seu fundo para completar a geometria ou fazer a limpeza da base.
Exemplo de escavação para tubulão


Caixões: outro tipo de fundação profunda, mas de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM PILOTO Bem-vindos ao melhor blog do Setor ZZ9 plural Z Alpha. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ...