segunda-feira, 18 de junho de 2018

TCC01

     Falando um pouco sobre meu TCC 01, como tal esse é apenas um pré-projeto, está incompleto e de qualquer maneira é acabei por tomar a decisão de mudar o tema do TCC para a sua versão final, que acontece final de 2018.

      Esse pré-projeto é pautado em um antigo shopping que a partir de 2015 foi convertido em uma instituição de ensino privada, no documento eu falo sobre as patologias e deficiências ocasionadas nessa transformação, de maneira bem simples e superficial, não entrei no cerne estrutural por se tratar de um pré-projeto simples, e também pelo fato de o TCC final ser pautado em algo de maior impacto.

      A transformação de um shopping center para atender um propósito totalmente diferente do planejado em sua concepção foi um desafio a parte, desmontagem de estruturas originais, concepção e montagem de estruturas novas e até a criação de um andar extra em estrutura metálica, aumentando significativamente a área útil do prédio, espaços inteiros foram criados onde antes não existia nada, os desafios da transformação foram superados, porém devido à natureza discrepante entre a arquitetura de um shopping e de uma faculdade nem tudo pode ser adequado para portar um centro de ensino devido as limitações técnicas.

Capa pré-projeto


      Os meus objetivos no TCC1 foram o de presentar de forma dinâmica algumas patologias provenientes da arquitetura ocasionados pela reforma do prédio para atender como faculdade e citar de forma rápida possíveis soluções.

      Esse meu pré-projeto é,  segundo Felícia Volkweis, (2015) uma pesquisa descritiva, entende-se aquela que busca principalmente descrever, analisar ou verificar as relações entre fatos e fenômenos (variáveis), ou seja, tomar conhecimento do que, com quem, como e qual a intensidade do fenômeno em estudo.

      Ao decorrer desse pré-prejeto eu apresento algumas das patologias principais e faço um comentário sobre ela, tento falar brevemente as causas desse problema e como ele afeta as pessoas do prédio, logo dou uma possível solução.
        

E os meus resultados esperados são aqueles que tangem o cerne da questão principal em que o presente documento veio abordando desde os primeiros parágrafos, que são os objetivos a serem alcançados fazendo-se a análise e posterior remediação das deficiências encontradas fazendo-se o uso das propostas de solução mencionadas ao decorrer do documento de forma que tais soluções impactem o mínimo possível sobre o cotidiano da faculdade, assim como apresentem uma boa relação entre orçamento e tempo para dessa forma não onerar nem prejudicar, tanto faculdade quanto alunos.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2018 - 2019

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Palestra com Marcelo Correa


      A palestra foi voltada a mostrar aos alunos que eles podem ser lideres, onde o palestrante falou de salários, oportunidades de e emprego e citou o caso próprio como gestor ta Unesco em Eng. Civil.

       Tanto que a palestra é parte de um projeto patrocinado pela UNESCO.

      O palestrante falou sobre o gerenciamento de projetos (PMI), também aprendemos sobre a importância do gerente de projetos nas organizações.

      De uma maneira muito descontraída e dinâmica, o palestrante Marcelo Correa entregou uma palestra interessante e divertida, quem soube ouvir aproveitou, quem não soube apenas criticou.


      De fato, a palestra com tom muito bem humorado mostrou a trajetória de um jovem nascido em sítio que não conheceu o pai, era caminhoneiro até próximos aos 20 anos de idade, foi quando começou a subir profissionalmente, passou um bom exemplo no palco, sempre muito ativo e interativo conseguiu com êxito expressar o que veio ali dizer.


      Pai de quatro filhos falou sobre um fato que pouco falam da maneira como ele falou, disse sobre o "QI" dos candidatos à vagas de grandes empresas, esse "QI" se refere a "quem indica" ou seja, ter um bom networking é fundamental para conseguir carreira nessas empresas que visam alta produtividade, afinal ninguém ligado a uma grande empresa indicaria alguém fraco, pois esse alguém poderia não retornar o investimento fazendo a empresa perder dinheiro.

      Marcelo Correa deu vários exemplos de como ele mesmo se comporta profissionalmente, exigindo e cobrando resultados das pessoas certas, ou seja, não reclamar com um funcionário que está ali apenas cumprindo ordens, mas sim reclamar com o supervisor, com o gente, que tem o dever de estar sempre a frente dos problemas.
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2018 - 2019

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Visual ventos

       Foi elaborado em sala de aula também um trabalho de cálculo de ventos fazendo o uso do programa Visual Ventos, cada mesa ficou responsável por uma região do pais, Sul, Norte, Centro-oeste etc. Além de cada mesa ficar com uma região a ser trabalhada nessa parte do projeto, ainda foi subdividido determinadas variáveis para grupos de 3 pessoas dentro do grupo geral da mesa.

       Esse programa é do tipo "etool" e tem por função auxiliar nos cálculos das forças de ventos em edificações de planta retangular e cuja cobertura seja de duas águas.

       Dessa forma, para prosseguirmos as aulas de sala de aula foi lançado esse trabalho que tinha como proposito, com base nas informações citadas no primeiro parágrafo, elaborar os cálculos e obter os valores necessários.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
Imagem representativa do programa com resultados ilustrativos carregados.


      Dessa forma conseguimos compreender como o vento funciona nessa parte da apresentação, claro que são valores representativos e cada curva da geometria altera o coeficiente dinâmico do vento em atuação da arquitetura.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2018 - 2019

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Workshop de geoprocessamento.
com Anderson Medeiros.

      Essa semana foi elaborado um projeto prático de geoprocessamento online, um workshop ministrado pelo Anderson Medeiros, o professor indicou esse curso online pois é muito pertinente ao conteúdo ministrado em sala de aula, foi feito o uso de softwares e conceitos vistos em sala de aula, com o auxílio dos vídeos do workshop online também aprendemos na prática a elaborar as etapas que foram exigidas, tanto pelo professor quanto pelo ministrador do curso online.

         O curso online envolveu a elaboração de um mapa a partir de instruções fornecidas ao decorrer dos vídeos online.

         
Imagem tela mapa indicando municípios por classe.

        Além de várias aulas práticas, aprendemos tanto em sala quando enfatizado no workshop os formatos de arquivos mais comuns em sistemas de geoprocessamento, caso do Shape File. etc.

        Foi elaborado ao decorrer das aulas também projetos e desafios sobre o sistema de geoprocessamento de forma a melhorar a didática e compreensão a respeito dessa área que é muito ligada na engenharia, principalmente para projetos que possuam grandes áreas para trabalhar de forma que seja mais viável promover os levantamentos altimétricos e de área fazendo-se o uso se programas de geoprocessamento.

        
Projeto desafio elaborado em sala para utilização pratica de software.
         De fato o geoprocessamento é uma ótima matéria que raramente é vista em cursos de graduação, de fato é um conhecimento muito bom para ser aprofundado para auxiliar em nossas futuras carreiras como engenheiro civil.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2018 - 2019

POSTAGEM PILOTO Bem-vindos ao melhor blog do Setor ZZ9 plural Z Alpha. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ...