domingo, 22 de outubro de 2017


CPP - ENTREVISTA
Com Eng. João Colpo e Phelipe Mansur


     Olá visitante, nesta postagem irei falar sobre duas aulas fora dos projetos de engenharia, mas que teve grande impacto para mim, foram muito construtivas e muito interessantes.

       As aulas em questão aconteceram em duas terças diferentes, na primeira terça-feira a entrevista foi com o Eng João Colpo e duas terças-feiras após a entrevista com Phelipe Mansur.

      Essas CPP (Competências Pessoais e Profissionais) são de grande preso na formação mais acertada do engenheiro, apesar de alguns não aproveitarem todo o potencial das CPP elas ensinam e mostram caminhos até então abstratos para os que sabem de sua importância.

Entrevista João Colpo, UNIAMÉRICA.

      Nesse semestre em questão (8º) sobre comando do professor Hugo Mangueira, nossa CPP abordou o tema de liderança, um ótimo tema, e eu acrescento dizendo que é fundamental, afinal engenheiros exercem um papel de liderança muito forte na profissão.

João Colpo. Fonte: UNIAMÉRICA.
    Como eu dizia, a entrevista com o Eng João Colpo foi ótima, uma pessoa muito inteligente e carismática, com grandes conselhos para nós, forminhas de engenheiro, conselhos e lições de liderança que só quem está há décadas na área pode fornecer com tamanha precisão.

     Uma das histórias mais interessantes é o que ele fala sobre resiliência, com contou ele, no passado já quebrou sete empresas, mas sempre usou as quedas como aprendizado e seguia em frente, hoje João Colpo além de conhecido engenheiro também já foi professor.


Phelipe Mansur. Fonte: Divulgação.
      Já a entrevista com Phelipe Mansur, pessoa pública e empresário da região, foi fantástica, pois apesar de jovem ele já conseguiu atingir um ótimo patamar, e isso é muito inspirador.

     Foi muito interessante ver o ponto de vista dele sobre como é liderar empresas e como é a vida pública e como ele lida com isso, também sobre a história que ele contou de como entrou no mundo empresarial, basta ter bons olhos e estar atento para possíveis crescimentos em determinados setores para poder conseguir êxito nas empreitadas.

       Poderia eu me prolongar por parágrafos a fio, me aprofundando sobre cada aula e cada entrevistado, falar sobre os conselhos e sobre as dicas, mas esse não é o intuito da postagem, apenas conversar sobre como foi essas palestras, e digo, foram enriquecedoras.

       De fato, as CPP's são matérias muito importantes, existem coisas que somente quem prestou atenção nessas aulas sabem, e talvez essas coisas façam alguma diferença lá na frente, mesmo que pequena, pois são grandes ferramentas para o futuro do profissional.

       O fato é que eu gosto das CPP justamente por essa matéria tentar colocar em nossas cabeças coisas que só aprenderíamos na prática, ou seja, em vez de precisarmos passar anos, talvez décadas para aprender alguma coisa, a CPP tenta trazer essa coisa pra sala de aula, seja ensinando sobre liderança, tópico desse semestre, para nos tornarmos mais confiantes como profissionais, seja nos ensinando sobre emoções e suas característica, tópico do 7º semestre, para podermos entender os conflitos com as pessoas e tentar soluciona-los, entre tantos outros.

       Realmente acredito que as CPP's são uma ferramenta muito útil, ensinando "macetes" que acredito que só seria aprendidos na prática com muitos erros durante muitos anos, macetes esses que infelizmente nem todos compreendem, assim como não dão o devido valor para as CPP's. Enfim caro leitor, por esse post é só.
    
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018

quinta-feira, 19 de outubro de 2017


Sap2000 no projeto.



      Ao decorrer do semestre aprendemos a usar uso do software SAP2000 v14 para elaboração dos cálculos referentes ao projeto em pré-moldado, além de auxílio com os softwares Ftoll e Pcalc.



     O programa foi alimentado com perfis de concreto e aço existentes no mercado brasileiro, tal qual o aço utilizado foi o ASTM-A36 e concreto de 25 mpa, o concreto é relativamente de baixa resistência pois não sofre grandes esforços.



     

Representação do momento fletor em cores.



    Ainda estamos desenvolvendo o projeto e com o auxílio da professora estamos corrigindo os itens inconsistentes e tomando as atitudes necessárias para nos mantermos dentro dos cronogramas.

      Como ministrado em sala de aula, ao decorrer das semanas fomos aprendendo como elaborar as estruturas pelo programa SAP2000, assim de uma forma contínua e intuitiva conseguimos desenhar e aplicar os cálculos no projeto virtual.


Representação do galpão no programa SAP2000.

    Como não foi exigido os cálculos para fundação nem cálculos detalhados das treliças metálicas, esses não foram elaborados no programa, entretanto tais elementos conseguem ser feitos pelo SAP2000.

Simulação de flexão em vigas e treliças.

     Esses prints do programa são apenas para ilustração e mostrar que o projeto está sendo elaborado dentro das possibilidades capacitivas do grupo do projeto de pré-moldados.

      Além disso, o projeto virtual sofre constantes alterações e atualizações corretivas solicitadas e apontadas pela monitoria dos professores visando melhorar a qualidade e compreensão da matéria solicitada.

      Considero que esse programa é uma ótima ferramenta para auxiliar o engenheiro, tanto nós que estamos nos formando quanto engenheiros formados, pois é muito completo do ponto de vista técnico. Auxilia e dá respaldo a engenheiros, somando com outros programas ajuda muito o engenheiro.

      Acredito que usarei esse programa na vida profissional, irei aprender mais sobre ele, me aprofundar, e usa-lo como uma ferramenta me ajudando a projetar e a construir meu futuro profissional.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018

POSTAGEM PILOTO Bem-vindos ao melhor blog do Setor ZZ9 plural Z Alpha. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ...