sábado, 26 de agosto de 2017

- SISTEMAS PRE-MOLDADOS -


   
  Introdução para o tópico:

      Essa semana eu aprendi na sala de aula sobre pré-moldados, que será um trabalho ao a ser executado ao decorrer desse semestre, esse trabalho além de entregas de maquete e documentos de cálculos para a professora também compreende esse blog.


      O conceito do sistema de pré-moldados é simples, pois consiste na fabricação de uma elemento estrutural fora do canteiro de obra, geralmente executado por empresas especializadas que seguem rigorosas técnicas de fabricações, desse modo evitando desperdícios e aproveitando ao máximo todas as características do concreto e aço envolvido no processo.

Modelo de edificação executada em pré-moldados
     Estudei que o conceito de pre moldado está relacionado a uma forma de construção viável, durável e econômica, ajuda a otimizar o tempo no canteiro de obras uma vez que para sua fabricação não é necessário mobilizar funcionários, não precisa gastar tempo construindo formas nem escoramentos, situação comum para elementos fabricados in loco.

     De um modo geral, os pré-moldados, como são fabricados em fábricas especializadas, tem melhor desempenho, um item interessante é que mesmo sem tratamento especial, pré-moldados pode suportar incêndios por cerca de 60 minutos, aumentando a cobertura da armadura pode-se alcançar até 90 ou 120 minutos de resistência.

     Vi também que os pré-moldados podem ser empregados futuramente visando a adaptação para futuras modificações na construção, ou seja, construir um edifício, por exemplo, já pensando na possibilidade de reformas, e ou alteração de faixada, assim dando uma vida útil alongada do prédio e mantendo-o dentro da arquitetura da época, deixando-o comercialmente mais atrativo.

     Os pré-moldados também se adaptam com layouts irregulares e até mesmo arquitetonicamente mais ousados, porém dentro de suas limitações, de modo geral um projeto mais simplificado para pré-moldados é melhor.

      Estudei também no caso das lajes alveolares elas podem ser executadas com labirinto interno que pode ser usado para circulação forçada de ar, ou seja, a própria laje, estrutura do edifício, pode ser usada para a ventilação, uma economia de espaço, tempo e, claro, dinheiro.


     Os pré-moldados podem ser executados de várias maneiras de acordo com a necessidade de cada cliente, entretanto existe uma padronização para facilitar tanto a vida do cliente quanto da empresa, essa padronizarão atende a maioria dos projetos e de modo geral são de longe as mais comuns em quase todo tipo de obra.
Exemplo de padrões de seção transversal.

    
Apresentado esses temas em seu resumo, acredito que seja suficiente para cobrir o conteúdo ministrado nessa semana, então finalizo essa postagem por aqui. :D
    
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018.
Tipos de Fundações
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
     Nessa semanas estudamos os seguintes temas;
  • Fundações;
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
- FUNDAÇÕES -

     Como foi lecionado em sala a fundação é um termo usado na engenharia para descrever as estruturas responsáveis por sustentar uma edificação transmitindo as cargas dessa para o solo. Existem vários tipos de fundação cada uma com suas vantagens e desvantagens, o uso de uma ou outra é definido pelo projeto, tipo de construção e principalmente pelas características do solo.

     
- TIPOS DE FUNDAÇÕES -

     Geralmente divididas em dois grupos, as fundações são classificadas em rasas e profundas.
- RASAS -
     Essa semana eu aprendi na sala de aula sobre as fundações do tipo superficiais, também chamadas rasas ou diretas, são elementos construtivos em que a carga da construção é transmitida ao solo, principalmente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

    São exemplos de fundações superficiais as sapatas, os radiers e os blocos.

    Esse tipo de fundação é projetado, de modo geral, com muita simplicidade pois requer apenas uma pequena escavação no local a ser inserida e tanto as ferramentas quanto a mão de obra não precisam ser especiais.

Sapata: mais comum por sua simplicidade, geralmente em formas quadriláteras de base plana são elaboradas em concreto armado e trabalham à flexão.


Exemplo de sapata comum com armação aparente

Blocos: também vi que blocos são elementos de fundação de base geralmente quadrilátera e em elevação, admitem a forma de bloco escalonado ou tronco de cone. Se distinguem por trabalharem à compressão pois não é necessário o uso de armadura pois os blocos são projetados para que as tensões de trações sejam resistidas pelo concreto.


Bloco simples


Radiers: como visto em sala, blocos são elementos superficial que sustenta toda a construção distribuindo no terreno. São praticamente um grande bloco que fica abaixo de toda a edificação, dessa maneira todos os pilares descarregam nele.


Exemplo radier

 - PROFUNDAS -
      Aqui aprendi de moto bem intuitivo que as fundações profundas são as que transmite a carga da construção para o terreno por sua base, pela sua lateral ou por uma combinação da duas, também dependendo do projeto e terreno, mas de modo geral são usada para construções mais pesadas e/ou quando o solo tem pouca resistência superficial.

     São exemplos de fundações profundas as estacas, tubulões e caixões.

Estacas: são elementos de executados por equipamentos e ferramentas mais complexos que os da execução de uma sapata, são cravadas ou perfuradas e se caracterizadas por grandes. As estacas podem ser feitas de concreto, aço, madeira etc. sempre visando atender o projeto.

    Existem tipos diferentes de estacas e maneiras diferentes para a implantação de cada uma, assim como diferentes mãos de obra, habilidades e equipamentos.

Trabalhadores instalando estacado tipo Franki

Tubulões: Nesse dia aprendi que tubulões são como o nome sugere, tubos cilíndricos com base geralmente alargada. São escavados com equipamentos especiais e em sua etapa final de execução um operário desce até seu fundo para completar a geometria ou fazer a limpeza da base.
Exemplo de escavação para tubulão


Caixões: outro tipo de fundação profunda, mas de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 2018.

POSTAGEM PILOTO Bem-vindos ao melhor blog do Setor ZZ9 plural Z Alpha. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ...