- SISTEMAS PRE-MOLDADOS -
Introdução para o tópico:
Essa semana eu aprendi na sala de aula sobre pré-moldados, que será um trabalho ao a ser executado ao decorrer desse semestre, esse trabalho além de entregas de maquete e documentos de cálculos para a professora também compreende esse blog.
O conceito do sistema de pré-moldados é simples, pois consiste na fabricação de uma elemento estrutural fora do canteiro de obra, geralmente executado por empresas especializadas que seguem rigorosas técnicas de fabricações, desse modo evitando desperdícios e aproveitando ao máximo todas as características do concreto e aço envolvido no processo.
Modelo de edificação executada em pré-moldados |
De um modo geral, os pré-moldados, como são fabricados em fábricas especializadas, tem melhor desempenho, um item interessante é que mesmo sem tratamento especial, pré-moldados pode suportar incêndios por cerca de 60 minutos, aumentando a cobertura da armadura pode-se alcançar até 90 ou 120 minutos de resistência.
Vi também que os pré-moldados podem ser empregados futuramente visando a adaptação para futuras modificações na construção, ou seja, construir um edifício, por exemplo, já pensando na possibilidade de reformas, e ou alteração de faixada, assim dando uma vida útil alongada do prédio e mantendo-o dentro da arquitetura da época, deixando-o comercialmente mais atrativo.
Os pré-moldados também se adaptam com layouts irregulares e até mesmo arquitetonicamente mais ousados, porém dentro de suas limitações, de modo geral um projeto mais simplificado para pré-moldados é melhor.
Estudei também no caso das lajes alveolares elas podem ser executadas com labirinto interno que pode ser usado para circulação forçada de ar, ou seja, a própria laje, estrutura do edifício, pode ser usada para a ventilação, uma economia de espaço, tempo e, claro, dinheiro.
Os pré-moldados podem ser executados de várias maneiras de acordo com a necessidade de cada cliente, entretanto existe uma padronização para facilitar tanto a vida do cliente quanto da empresa, essa padronizarão atende a maioria dos projetos e de modo geral são de longe as mais comuns em quase todo tipo de obra.
Exemplo de padrões de seção transversal. |
Apresentado esses temas em seu resumo, acredito que seja suficiente para cobrir o conteúdo ministrado nessa semana, então finalizo essa postagem por aqui. :D
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018.