sábado, 2 de dezembro de 2017

MAQUETE & MOSTRA
FINAL DE SEMESTRE E MOSTRA UNIAMÉRICA.


     Também como item exigido para conclusão do projeto em pré-moldado nosso grupo teve de elaborar, além dos cálculos e maquete eletrônica no SAP2000 uma maquete física.


Grupo completo do projeto de pré-moldados junto
do mentor Anderson, de grande ajuda ao grupo.
     Então o setor de confecção e elaboração do nosso grupo, chefiado por Paulinho de Almeida elaborou uma maquete que simula uma estrutura em pré-moldados, contando com peças intercam-biáveis e de encaixar, elaborada manualmente.

     Desde pilares e vigas encaixáveis entre si, treliças metálicas realistas de aço de 6,3mm, nossa maquete foi incontes-tavelmente a melhor maquete da história do 8º período de engenharia civil.

     Além do cuido para demonstrarmos a didática da montagem dos pré-moldados também concluímos com êxito os demais projetos do 8º semestre, mesmo que com alguns pequenos problemas técnicos com os prazos por nossa parte.

      A mostra da faculdade culminou em uma experiência de compartilhamento dos projetos de várias turmas de vários cursos, pudemos visitar e ser visitados por outras pessoas e alunos, além da comunidade.

      Com a certeza de missão concluída é com muita felicidade que damos por encerrado esse oitavo semestre, apesar dos empecilhos que comumente acometem nessas ocasiões nós conseguimos lograr êxito nas entregas finais, e assim dessa forma, cumprir com as exigências do semestre em questão. Wabalubdubdub.


O futuro do Brasil em uma foto, os demais são meus amigos. rçrç
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - -  - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018

domingo, 22 de outubro de 2017


CPP - ENTREVISTA
Com Eng. João Colpo e Phelipe Mansur


     Olá visitante, nesta postagem irei falar sobre duas aulas fora dos projetos de engenharia, mas que teve grande impacto para mim, foram muito construtivas e muito interessantes.

       As aulas em questão aconteceram em duas terças diferentes, na primeira terça-feira a entrevista foi com o Eng João Colpo e duas terças-feiras após a entrevista com Phelipe Mansur.

      Essas CPP (Competências Pessoais e Profissionais) são de grande preso na formação mais acertada do engenheiro, apesar de alguns não aproveitarem todo o potencial das CPP elas ensinam e mostram caminhos até então abstratos para os que sabem de sua importância.

Entrevista João Colpo, UNIAMÉRICA.

      Nesse semestre em questão (8º) sobre comando do professor Hugo Mangueira, nossa CPP abordou o tema de liderança, um ótimo tema, e eu acrescento dizendo que é fundamental, afinal engenheiros exercem um papel de liderança muito forte na profissão.

João Colpo. Fonte: UNIAMÉRICA.
    Como eu dizia, a entrevista com o Eng João Colpo foi ótima, uma pessoa muito inteligente e carismática, com grandes conselhos para nós, forminhas de engenheiro, conselhos e lições de liderança que só quem está há décadas na área pode fornecer com tamanha precisão.

     Uma das histórias mais interessantes é o que ele fala sobre resiliência, com contou ele, no passado já quebrou sete empresas, mas sempre usou as quedas como aprendizado e seguia em frente, hoje João Colpo além de conhecido engenheiro também já foi professor.


Phelipe Mansur. Fonte: Divulgação.
      Já a entrevista com Phelipe Mansur, pessoa pública e empresário da região, foi fantástica, pois apesar de jovem ele já conseguiu atingir um ótimo patamar, e isso é muito inspirador.

     Foi muito interessante ver o ponto de vista dele sobre como é liderar empresas e como é a vida pública e como ele lida com isso, também sobre a história que ele contou de como entrou no mundo empresarial, basta ter bons olhos e estar atento para possíveis crescimentos em determinados setores para poder conseguir êxito nas empreitadas.

       Poderia eu me prolongar por parágrafos a fio, me aprofundando sobre cada aula e cada entrevistado, falar sobre os conselhos e sobre as dicas, mas esse não é o intuito da postagem, apenas conversar sobre como foi essas palestras, e digo, foram enriquecedoras.

       De fato, as CPP's são matérias muito importantes, existem coisas que somente quem prestou atenção nessas aulas sabem, e talvez essas coisas façam alguma diferença lá na frente, mesmo que pequena, pois são grandes ferramentas para o futuro do profissional.

       O fato é que eu gosto das CPP justamente por essa matéria tentar colocar em nossas cabeças coisas que só aprenderíamos na prática, ou seja, em vez de precisarmos passar anos, talvez décadas para aprender alguma coisa, a CPP tenta trazer essa coisa pra sala de aula, seja ensinando sobre liderança, tópico desse semestre, para nos tornarmos mais confiantes como profissionais, seja nos ensinando sobre emoções e suas característica, tópico do 7º semestre, para podermos entender os conflitos com as pessoas e tentar soluciona-los, entre tantos outros.

       Realmente acredito que as CPP's são uma ferramenta muito útil, ensinando "macetes" que acredito que só seria aprendidos na prática com muitos erros durante muitos anos, macetes esses que infelizmente nem todos compreendem, assim como não dão o devido valor para as CPP's. Enfim caro leitor, por esse post é só.
    
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018

quinta-feira, 19 de outubro de 2017


Sap2000 no projeto.



      Ao decorrer do semestre aprendemos a usar uso do software SAP2000 v14 para elaboração dos cálculos referentes ao projeto em pré-moldado, além de auxílio com os softwares Ftoll e Pcalc.



     O programa foi alimentado com perfis de concreto e aço existentes no mercado brasileiro, tal qual o aço utilizado foi o ASTM-A36 e concreto de 25 mpa, o concreto é relativamente de baixa resistência pois não sofre grandes esforços.



     

Representação do momento fletor em cores.



    Ainda estamos desenvolvendo o projeto e com o auxílio da professora estamos corrigindo os itens inconsistentes e tomando as atitudes necessárias para nos mantermos dentro dos cronogramas.

      Como ministrado em sala de aula, ao decorrer das semanas fomos aprendendo como elaborar as estruturas pelo programa SAP2000, assim de uma forma contínua e intuitiva conseguimos desenhar e aplicar os cálculos no projeto virtual.


Representação do galpão no programa SAP2000.

    Como não foi exigido os cálculos para fundação nem cálculos detalhados das treliças metálicas, esses não foram elaborados no programa, entretanto tais elementos conseguem ser feitos pelo SAP2000.

Simulação de flexão em vigas e treliças.

     Esses prints do programa são apenas para ilustração e mostrar que o projeto está sendo elaborado dentro das possibilidades capacitivas do grupo do projeto de pré-moldados.

      Além disso, o projeto virtual sofre constantes alterações e atualizações corretivas solicitadas e apontadas pela monitoria dos professores visando melhorar a qualidade e compreensão da matéria solicitada.

      Considero que esse programa é uma ótima ferramenta para auxiliar o engenheiro, tanto nós que estamos nos formando quanto engenheiros formados, pois é muito completo do ponto de vista técnico. Auxilia e dá respaldo a engenheiros, somando com outros programas ajuda muito o engenheiro.

      Acredito que usarei esse programa na vida profissional, irei aprender mais sobre ele, me aprofundar, e usa-lo como uma ferramenta me ajudando a projetar e a construir meu futuro profissional.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018

sábado, 30 de setembro de 2017


VOCÊ É MEU FECHAMENTO
LATERAL DO GALPÃO; PLACAS CIMENTÍCIAS.


      Oi, sou eu, Vinícius. Agora nessa postagem trago para você o que aprendi em sala da aula, ou seja, o que estudamos.

    O galpão de meu grupo será em pré-moldado mas não será aberto na lateral com cobrimento apenas com o telhado, ele terá fechamento lateral em placas cimentícias pré-moldadas e em chapas de zinco galvanizado.

     O galpão compreende seis metros de altura útil, desses seis metros os três metros inicias a partir do chão serão fechados com placas cimentícias, os três metros restantes será fechado com placas de zinco, ou seja, telhas de zinco, essa por sua vez não necessitam ser termo acústicas como as da cobertura propriamente dita.

     Esse método de fechamento lateral misto, ou seja, alvenaria e zinco, visa equilibrar economia com segurança.

Exemplo de fechamento misto similar ao que será
empregado em nosso projeto.

     Por esse motivo, a parte de alvenaria fica em baixo, também pelo peso dessa, visando dificultar eventuais atos de vandalismo ou até mesmo que alguém adentre ao galpão cortando as chapas de zinco, caso essas fossem do teto ao chão.

     Já nos três metros finais, o zinco é utilizado por sua leveza e para proteção quanto ventos e chuva.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018

domingo, 24 de setembro de 2017

Treliças metálicas

Para projeto do galpão em pré-moldado,


     No projeto de pré-moldados, vimos em sala e também com o auxílio de de meios digitais que as nossas treliças serão feitas em aço ASTM A-36 comumente empregado na construção para estruturas metálicas. Sua resistência gira em torno de 400 mpa.

     Esse projeto é passado para nós, alunos, como um todo, veio com informações técnicas comum entre os grupos da sala e a partir dai cada grupo elabora de sua forma as possível montagens. 

     Essa escolha visa atender as expectativas tanto da elaboração da obra quando a das normas técnicas de segurança.

     Eu vi que como esse tipo de estrutura atende características fundamentas para o projeto, tal qual ser uma estrutura relativamente leve e resistente, são fatores que indicam o papel crucial para ser o tipo correto de estrutura, uma vez que o telhado poderia ser feito também de concreto pré-moldado, mas em virtude das incontestáveis vantagens apresentadas pelas estruturas metálicas essas serão utilizadas.

    
Representação de alguns tipos de treliças.
Circulado a treliça empregada no nosso projeto.


     Como obra em pré-moldados são rápidas e limpas, a execução do telhado deverá seguir essa mentalidade, logo a estrutura metálica do telhado é a ideal, tanto pelo grande vão a ser alcançado quanto pela execução da obra em curto prazo atendendo os conceitos de sustentabilidade, não havendo desperdício de materiais, garantindo um rápido retorno ao capital investido.

Representação de treliça semelhante ao nosso projeto.
Treliça do tipo Howe.

     Também descobri, através de pesquisas e mais pesquisas nas melhores bibliotecas da internet, que esse tipo de treliça metálica tem várias aplicações além do nosso projeto do barracão, elas também podem ser empregadas em qualquer tipo de construção, apresentando ótimo custo-benefício e durabilidade elevada quando comparado com as treliças em madeira.

     Abaixo apresento uma foto ilustrativa que não está relacionada com nosso projeto, apenas um exemplo de como é uma estrutura versátil.




- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018

sábado, 23 de setembro de 2017

Fundação em pré-moldado.


      Após exaustivas e longas reuniões movidas a base cafeína e algumas outras substância legais dentro do grupo dos alcaloides, decidimos utilizar fundação por estaca no sistema pré-moldado. (Até o momento, pois ainda há elementos para decidirmos a respeito das fundações).


Estacas em pré-moldado já cravadas no solo.


      Ao todo serão 27 pilares, sendo 20 pilares com dimensões de 40x40 cm e 7 pilares com dimensão de 20x40 cm.

     Os pilares de maior dimensão serão os pilares mais altos, com seis metros de altura, sendo também os que sustentam o telhado.

      Os demais pilares serão responsáveis pela sustentação da laje do escritório e também para a estabilização da parede dos fundos, nesse caso um único pilar.

      Como o projeto consiste em sistemas pré-moldado nada melhor que também aplicar esse sistema nas fundações, para assim manter todo uma padronização na elaboração da estrutura, também agilizando a obra e deixando o orçamento mais enxuto, pois tanto a fundação quanto as estruturas serão feitas por uma empresa de pré-moldados, assim garantindo a compatibilização e economia nos projetos.

      Abaixo um vídeo bem legal e ilustrativo elaborado por mim mesmo. 3D is life.



      Após essa animação elaborada exclusivamente para essa postagem, vimos como seriam as fundações do galpão, dou ênfase, mesmo que sendo óbvio, que é apenas uma representação sem cálculos estruturais, mesmo porque cálculos de fundações não foi exigido, no demais o desenho se encontra em escala.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018.
Telhas de EPS

      No nosso projeto do galpão de pré-moldados que estamos projetando no decorrer desse semestre terá cobertura em treliças metálicas com telhado termo acústica com EPS, popularmente conhecida como telha sanduíche.



Detalhe de uma telha termo acústica com EPS.

      Tais telhas sanduíches não possuem hamburger e salada em sua composição, infelizmente, mas tem esse nome por serem feitas com duas camadas de zinco galvanizado separados por EPS ou Poliuretano.

       De forma geral, existem várias espessuras de telhas, cada qual adequada para atender diferentes necessidades de projeto, no nosso caso, utilizaremos telhas de 30 mm de EPS.

      Essas telhas também já vem de fábrica com algumas cores além da cor natural de zinco, assim podendo atender a vários empreendimentos, até mesmo os residenciais ao compatibilizar a cor do telhado com a arquitetura circundante.


Gama de cores para as telhas.

      No âmbito do projeto de pré-moldados decidimos pela utilização da telha termo acústica em EPS da cor branca, isso ajudará a manter o galpão em uma temperatura mais amena e também beneficiará na eficiência energética, dispensando o uso prolongado de ventiladores e/ou ar condicionado.

       Abaixo um vídeo didático ilustrativo que fiz como sendo aluno exemplar, o vídeo mostra a estrutura do telhado e como a telha é aplicada de modo apenas didático e ilustrativo. Wabalubdubdub.




- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Lajes alveolares


     As laje pré-moldadas alveolares são elementos construtivos fabricados fora com canteiro de obras, são elementos que atendem uma grande gama de projetos e são destinados para variados fins.

      Esse tipo de laje é o que será empregado no barracão de pré-moldados que estaremos trabalhando ao decorrer desse semestre, nosso barracão consistirá com 100 m² de laje alveolar, abaixo explanarei sobre os aspectos gerais sobre esse tipo versátil de elemento estrutural.

Lajes alveolares armazenadas

      Geralmente encontrado em obras de um porte mais elevado como prédios e/ou locais que necessitem de grandes vãos livres, pois em obras menores, apesar de também serem viáveis, suas vantagens não são tão significativas quanto seriam nas obras grandes.

      Isso se deve ao fato de que em obras maiores o fluxo e cronograma são mais apertados e rígidos, logo executar uma laje convencional iria ser necessário fazer o uso de escoras, atrapalhando o fluxo de funcionários, logo uma laje alveolar seria mais eficaz nesse aspecto, pois o tempo que ela ocuparia na obra é apenas o de sua instalação, podendo se parcialmente utilizada logo após.

      As lajes alveolares tem geralmente 1,3 m de largura e contam com altura que varia entre 9 a 30 cm, são fabricadas de forma geral com concreto de alta resistência, comumente 45 mpa, além de usarem aços especiais para a proteção.


Içamento de um grande painel pré-moldado alveolar.

      O comprimento, ou seja, o vão da laje vária muito e depende de sua utilização e projeto, logo uma laje projetada para sustentar um pavimento típico de um prédio residencial terá um determinado comprimento máximo e relação a sua altura (espessura), já uma laje projetada apenas para fins arquitetônicos (estético) poderá ser mais comprida e ter uma espessura menor.

      Entretanto um comprimento generalista, apenas para título de informação seria algo em torno de 6 a 7 metros de vão livre.

      Uma outra grande vantagem da laje alveolar vem de forma indireta, como esse tipo de lajes possuem espaços vazios longitudinal dentro delas, tal como se fossem tuneis, esses podem ser usados como duto de ar condicionado direcionando fluxo de ar por dentro da própria laje.

Espaços vazios dentro da laje.

      Além de todas essas vantagens elas são montadas no local sem muitos empecilhos, uma boa equipe de 4 pessoas podem montar até 400 m² em um dia de trabalho comum.
      
      Sem mencionar que após nivelada e rejuntada, a laje já está pronta para uso em apenas 48h, mas devo mencionar que esse tempo é para a cura do rejunte, pois assim que colocada no local ela já está parcialmente pronta para uso, claro, nesse caso faltando ainda o nivelamento por graute. That's all Folks.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018.

domingo, 3 de setembro de 2017

- FUNDAÇÕES PROFUNDAS -

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


         Aprendi, estudando muito e me empenhando arduamente o que mostrarei a seguir. Aqui apresento-lhes o um resumo do que foi apresentado nessa semana de estudos, como o conteúdo é extenso somente abordarei os itens solicitados e que considero mais importantes, ou seja, não me prolongarei muito mais do que o necessário para a melhor fluidez do post.


     - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


    - FUNDAÇÕES PROFUNDAS -


         Fundações por estacas; essas são amplamente utilizadas na construção civil devido as suas características e por atenderem bem aos esforços solicitados, entretanto existem diferentes tipos de fundação por estacas, porém elas se diferenciam geralmente pelo método de execução e também pelos materiais empregados nela.


         Utilizando minha super capacidade de concentração, aprendi que existem vários critérios para se classificar a tipologia de uma estaca, seja pelo efeito produzido no solo (grande, pequeno ou nenhum), pelo processo de execução (seja estaca tipo Franki, hélice contínua, com trado helicoidal, etc), pela forma de atuação (que suportam a carga pela ponta, pelo atrito lateral ou por combinações em ambos, ou seja, mista) e pela forma de carregamento (compressão, tração ou flexão).

         Estaca executada através da aterragem de um tubo fechado, através da bucha, e execução de uma base ampliada, que é obtida através da introdução de uma certa quantidade de material granular através dos golpes de um almofariz e pilão.

           Como aluno aplicado, também destaco a participação das estadas do tipo Franki, que foi introduzida como uma fundação por mais de 85 anos por Edgard Frankignoul na Bélgica, sendo empregado pela primeira vez no Brasil em 1935, na editora Baptista da casa do Rio de Janeiro (Hachich et al., 1998). Para a execução das estacas de Frankie, é necessária uma estaca, cujas características são descritas na tabela. tubos para revestimento de orifícios e pilares, cujas características principais são descritas na tabela.


       
    Etapas de execução.
         Pelas características do processo executivo, as estacas de Frankie não são recomendadas para a execução em terra com matacões, situações onde os edifícios vizinhos não podem suportar grandes vibrações, e terreno com camadas de argila macia saturada, devido à possíveis problemas de estrangulamento do eixo.

              

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018.

    sábado, 26 de agosto de 2017

    - SISTEMAS PRE-MOLDADOS -


       
      Introdução para o tópico:

          Essa semana eu aprendi na sala de aula sobre pré-moldados, que será um trabalho ao a ser executado ao decorrer desse semestre, esse trabalho além de entregas de maquete e documentos de cálculos para a professora também compreende esse blog.


          O conceito do sistema de pré-moldados é simples, pois consiste na fabricação de uma elemento estrutural fora do canteiro de obra, geralmente executado por empresas especializadas que seguem rigorosas técnicas de fabricações, desse modo evitando desperdícios e aproveitando ao máximo todas as características do concreto e aço envolvido no processo.

    Modelo de edificação executada em pré-moldados
         Estudei que o conceito de pre moldado está relacionado a uma forma de construção viável, durável e econômica, ajuda a otimizar o tempo no canteiro de obras uma vez que para sua fabricação não é necessário mobilizar funcionários, não precisa gastar tempo construindo formas nem escoramentos, situação comum para elementos fabricados in loco.

         De um modo geral, os pré-moldados, como são fabricados em fábricas especializadas, tem melhor desempenho, um item interessante é que mesmo sem tratamento especial, pré-moldados pode suportar incêndios por cerca de 60 minutos, aumentando a cobertura da armadura pode-se alcançar até 90 ou 120 minutos de resistência.

         Vi também que os pré-moldados podem ser empregados futuramente visando a adaptação para futuras modificações na construção, ou seja, construir um edifício, por exemplo, já pensando na possibilidade de reformas, e ou alteração de faixada, assim dando uma vida útil alongada do prédio e mantendo-o dentro da arquitetura da época, deixando-o comercialmente mais atrativo.

         Os pré-moldados também se adaptam com layouts irregulares e até mesmo arquitetonicamente mais ousados, porém dentro de suas limitações, de modo geral um projeto mais simplificado para pré-moldados é melhor.

          Estudei também no caso das lajes alveolares elas podem ser executadas com labirinto interno que pode ser usado para circulação forçada de ar, ou seja, a própria laje, estrutura do edifício, pode ser usada para a ventilação, uma economia de espaço, tempo e, claro, dinheiro.


         Os pré-moldados podem ser executados de várias maneiras de acordo com a necessidade de cada cliente, entretanto existe uma padronização para facilitar tanto a vida do cliente quanto da empresa, essa padronizarão atende a maioria dos projetos e de modo geral são de longe as mais comuns em quase todo tipo de obra.
    Exemplo de padrões de seção transversal.

        
    Apresentado esses temas em seu resumo, acredito que seja suficiente para cobrir o conteúdo ministrado nessa semana, então finalizo essa postagem por aqui. :D
        
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 - 2018.
    Tipos de Fundações
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
         Nessa semanas estudamos os seguintes temas;
    • Fundações;
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
    - FUNDAÇÕES -

         Como foi lecionado em sala a fundação é um termo usado na engenharia para descrever as estruturas responsáveis por sustentar uma edificação transmitindo as cargas dessa para o solo. Existem vários tipos de fundação cada uma com suas vantagens e desvantagens, o uso de uma ou outra é definido pelo projeto, tipo de construção e principalmente pelas características do solo.

         
    - TIPOS DE FUNDAÇÕES -

         Geralmente divididas em dois grupos, as fundações são classificadas em rasas e profundas.
    - RASAS -
         Essa semana eu aprendi na sala de aula sobre as fundações do tipo superficiais, também chamadas rasas ou diretas, são elementos construtivos em que a carga da construção é transmitida ao solo, principalmente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

        São exemplos de fundações superficiais as sapatas, os radiers e os blocos.

        Esse tipo de fundação é projetado, de modo geral, com muita simplicidade pois requer apenas uma pequena escavação no local a ser inserida e tanto as ferramentas quanto a mão de obra não precisam ser especiais.

    Sapata: mais comum por sua simplicidade, geralmente em formas quadriláteras de base plana são elaboradas em concreto armado e trabalham à flexão.


    Exemplo de sapata comum com armação aparente

    Blocos: também vi que blocos são elementos de fundação de base geralmente quadrilátera e em elevação, admitem a forma de bloco escalonado ou tronco de cone. Se distinguem por trabalharem à compressão pois não é necessário o uso de armadura pois os blocos são projetados para que as tensões de trações sejam resistidas pelo concreto.


    Bloco simples


    Radiers: como visto em sala, blocos são elementos superficial que sustenta toda a construção distribuindo no terreno. São praticamente um grande bloco que fica abaixo de toda a edificação, dessa maneira todos os pilares descarregam nele.


    Exemplo radier

     - PROFUNDAS -
          Aqui aprendi de moto bem intuitivo que as fundações profundas são as que transmite a carga da construção para o terreno por sua base, pela sua lateral ou por uma combinação da duas, também dependendo do projeto e terreno, mas de modo geral são usada para construções mais pesadas e/ou quando o solo tem pouca resistência superficial.

         São exemplos de fundações profundas as estacas, tubulões e caixões.

    Estacas: são elementos de executados por equipamentos e ferramentas mais complexos que os da execução de uma sapata, são cravadas ou perfuradas e se caracterizadas por grandes. As estacas podem ser feitas de concreto, aço, madeira etc. sempre visando atender o projeto.

        Existem tipos diferentes de estacas e maneiras diferentes para a implantação de cada uma, assim como diferentes mãos de obra, habilidades e equipamentos.

    Trabalhadores instalando estacado tipo Franki

    Tubulões: Nesse dia aprendi que tubulões são como o nome sugere, tubos cilíndricos com base geralmente alargada. São escavados com equipamentos especiais e em sua etapa final de execução um operário desce até seu fundo para completar a geometria ou fazer a limpeza da base.
    Exemplo de escavação para tubulão


    Caixões: outro tipo de fundação profunda, mas de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    V. Seiti W. Moreira - © No Right reserved - 2017 2018.

    POSTAGEM PILOTO Bem-vindos ao melhor blog do Setor ZZ9 plural Z Alpha. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ...